Blog

torne sua rede mais segura com o irr

Torne a sua rede mais segura com o IRR!

Garantir a segurança de rede é um diferencial importante para todos fornecedores de internet. Para tanto, existem algumas ferramentas que se utilizadas da forma correta podem tornar a sua rede mais segura! Nesse post vamos conhecer o poder do IRR (Internet Routing Registry).

O IRR configura um banco de dados de objetos de rotas da Internet, que é utilizado para determinar e compartilhar informações. Esses dados são usados para configurar roteadores, com o objetivo de evitar problemas entre os provedores de serviços da Internet .

Em outras palavras, como o próprio nome já diz, o Registro de Roteamento da Internet  é um repositório de políticas de roteamento. É importante salientar que os dados do IRR podem ser usados por qualquer pessoa que deseje obter informações seguras, afim de, configurar e planejar endereçamentos e políticas de roteamento.

Saiba mais

Consultoria de Gestão de rede vai ajudar a sua empresa!

Quais as vantagens em utilizar o IRR?

O IRR em conjunto com ferramentas associadas tem o poder de tornar a internet mais segura. Isso acontece porque o Registro de Roteamento da Internet fornece uma hierarquia interconectada de objetos. Esses objetos são projetados para facilitar a organização do roteamento IPs e também para fornecer dados em um formato apropriado para a programação automática de roteadores.

O melhor é que os engenheiros de rede das organizações participantes estão autorizados a modificar os objetos RPSL ( Routing Policy Specification Language), no registro, para suas próprias redes. Assim qualquer pessoa poderá consultar o registro de rotas para obter informações específicas de interesse.

Em resumo, o IRR em conjunto com ferramentas associadas tem o poder de:

  • Facilitar a validação do conteúdo de mensagens dos anúncios BGP;
  • Permitir mapear um ASN em suas respectivas redes;
  • Permitir fazer a definição de políticas de roteamento bem mais amplas do que através de filtros, nos roteadores;
  • Gerar configurações para roteadores.

Saiba mais

Segurança de rede é um dos segredos para o sucesso

Por que o Registro de Roteamento da Internet é Importante?

Imagine uma internet mais segura onde erros humanos são praticamente impossíveis de ocorrer, esse é o poder do IRR se utilizado de forma correta!

Assim, o Registro de Roteamento de Internet possibilita que os donos de provedores mais atentos larguem na frente da concorrência. Isso é possível devido aos benefícios proporcionados pelo IRR, conforme veremos a seguir!

Saiba mais

Como deixar sua rede estável em meio ao alto consumo?

Donos de provedores que utilizam essa ferramenta vão ter a oportunidade definir a sua política de roteamento em um formato padrão entendido em todo o mundo. Essa ação acaba com os ruídos na comunicação e traz uniformidade. Já os Prefix-lists são gerados automaticamente, sem necessidade de interação humana. Além disso, vários operadores nacionais já suportam liberação de prefixo através de IRR. Sendo que, alguns operadores fazem liberação de prefixos APENAS por IRR, e alguns IX só liberam prefixos por IRR

Através do IRR é possível também ter a Liberação de prefixos absurdamente mais rápidas. Para fechar, a tendência é que alguns provedores de conteúdo possam parar de aceitar prefixos que não estiverem em uma base IRR. Por isso, o ideal é que a sua empresa passe a utilizar o IRR o mais rápido possível.

A FB Consultoria utiliza o IRR para oferecer o melhor serviço aos seus clientes. Quer saber mais? Clique agora no botão abaixo para baixar o nosso ebook gratuito! 

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.